Cerimônia  de Areias - Havaiana, do Havaí. 

Origem: 

Pouco conhecida no Brasil, a Cerimônia das Areias é um ritual de passagem tradicionalmente norte-americano, sem vinculo com Religião. A areia representa o tempo, a intempestividade, o vínculo eterno de amor verdadeiro. A cerimônia simboliza a união de duas vidas que se torna uma e que, portanto, jamais pode ser separada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diz a lenda que a Cerimônia das Areias começou no Havaí, quando os noivos descalços sobre a praia, desciam as mãos até o chão, pegavam um punhado de areia debaixo de seus pés e deitavam num único recipiente colocado no altar da celebração. Para outros autores é uma cerimônia dos Apaches (nativos dos Estados Unidos) que tinham o costume de unidade similar que envolvia derramar areia colorida numa tigela nas cerimônias de união de casais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mistura das cores simboliza a união de duas vidas em uma.

Essa mistura de areias simboliza a união não só do casal, mas dos seus amigos e familiares também. Pois uma vez que as areias são misturadas não podem ser colocadas de volta em seus vasos separados, estando para sempre entrelaçados e assim deve ser o casamento uma união para sempre.

Os ingredientes essenciais para fazer a sua cerimônia das areias são:

• Um vaso principal bonito e transparente para  receber toda areia.

• Vários vasinhos pequenos com cores diferentes - cada cor tem seu significado (ver abaixo).

• Um vaso pequeno com areia branca (opcional - para os pais -  e se tiver filhos)

. Uma Carta de declaração de amor - votos de casamento,  dos noivos um ao outro.

 

A areia branca é a base, ou seja simboliza a divindade, a sacralidade, a força oculta que existe no universo,  essa areia deve ser a primeira a ser colocada no vaso principal, ela deverá ser colocada pelos pais, (e pelos filhos  caso o casal já possuam). Depois é a vez do casal, cada um com potinhos com  areia de cores diferentes e juntos vão despejando no vaso maior  (esses potinhos ficam na mesa do casamento ou poderá se entrar numa cesta pela daminha ou pajem com as alianças). Enquanto isso o celebrante  recita o significado das cores, sua energia, e suas bençãos.  E o casal vai despejando no vaso maior. 

A nossa vida é colorida, Cheia de bençãos, de amigos, de energias. Nossa família vai aumentando com o passar do tempo. 

 

 

 

Após o término da cerimônia, o casal levará para casa o vaso contendo a mistura de areia, deixando em local destaque da casa.

Duração: 30minutos. 

Músicas

Entradas

Padrinhos e Madrinhas Música

Pais Música

Noivo Música

Daminhas e Pajens Música

Noiva Música

Entrada das Alianças e dos potinhos de areia Música

Troca de Areia  (Música Fundo músical)

- Palavras de Energia do Celebrante.

Saídas

Cumprimentos e Saídas dos Padrinhos e Pais Música

Saida dos Noivos Música

 

 

Significados das cores: Cada cor tem seu significado, a sua benção da natureza com a cromoterapia. Muitas vezes são colocadas várias cores dentro do recipiente pelos noivos. Onde que o celebrante vai recitando todas as cores e bençãos de uniões com seus significados. 

Onde Comprar: Geralmente em loja de decoração. Loja de Flores. Loja de variedades (1.99) é mais acertada encontrado.